A história por trás dos Beatles

A história por trás dos Beatles

O Início

A história dos beatles começa nos anos 50, uma era crucial na história da música. Em 1956, na cidade de Liverpool, Inglaterra, John Winston Lennon, um estudante, fundou sua primeira banda de rock chamada The Quarrymen. Essa banda realizava apresentações em pequenas igrejas e festas escolares, sendo seu nome uma referência à Quarry Bank High School, onde os membros estudavam.

O estudante de arte, James Paul McCartney, fascinado por uma das performances da banda, iniciou uma aproximação com o vocalista, guitarrista e líder, Lennon. Com aspirações semelhantes e gostos musicais afins, a identificação entre eles foi imediata. McCartney foi convidado a se juntar à banda e trouxe consigo o guitarrista George Harrison. Determinado a ter uma banda sólida, Lennon incentivou Stuart Stucliffe, outro colega, a adquirir um contrabaixo, e Pete Best a se tornar o baterista.

À medida que alguns membros deixaram a Quarry High School, decidiram alterar o nome da banda. Após várias apresentações com nomes diversos, finalmente optaram por The Beetles, uma referência ou talvez uma homenagem aos The Crickets, a banda do músico americano Buddy Holly. Pouco depois, o nome foi alterado para The Beatles, um aceno à geração rebelde dos anos 50, conhecida como ‘beat’.

Primeiras Apresentações

Em 1960, os Beatles foram convidados a se apresentar em Hamburgo, Alemanha, ao lado de outras bandas de Liverpool. Foi lá que conheceram Ringo Starr, que logo se tornou o baterista da banda, substituindo Pete Best. Por sua vez, Sutcliffe deixou o grupo, e Paul assumiu o baixo. Com Lennon nos vocais e Harrison na guitarra, a maior banda de rock ‘n’ roll da história estava formada.

O sucesso começou a se solidificar quando o quarteto foi descoberto pelo empresário Brian Epstein, que conseguiu um contrato com a EMI, uma renomada gravadora.

Primeiro Álbum Lançado

Em 1963, lançaram o primeiro LP, “Please Please Me”, rapidamente conquistando os primeiros lugares nas paradas musicais. Nesse trabalho, já era evidente a famosa parceria Lennon/McCartney, responsável pelas principais canções dos Beatles, como “Love Me Do” e “P.S. I Love You”.

No ano seguinte ao lançamento de “Please Please Me”, o documentário “A Hard Day’s Night” (1964, dirigido por Richard Lester) mostrava um dia na vida do quarteto. Um novo álbum recebeu o mesmo nome do filme. Após “A Hard Day’s Night”, a beatlemania se espalhou globalmente. Os produtos e objetos com a marca “The Beatles” inundaram o mercado. Eles foram os pioneiros na produção de videoclipes. O mundo estava obcecado pelos Beatles. Em turnê pelos Estados Unidos, lançaram “Beatles for Sale” em meio à febre midiática.

A história por trás dos Beatles
Imagem/Divulgação

O Auge

Em 1965, lançaram “Help!”, quando a banda estava no auge. Enfrentando pressões da mídia, gravadora e fãs por mais shows e músicas inéditas, as drogas começaram a fazer parte da rotina dos músicos. No final de 1965, “Rubber Soul” foi lançado, marcando o início da fase psicodélica dos Beatles.

“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967) é considerado por muitos o melhor álbum dos Beatles, rivalizando nas paradas musicais com os Rolling Stones, Pink Floyd e os Beach Boys. Foi o primeiro álbum a incluir um encarte com letras e fotos. No entanto, a banda começou a enfrentar sérios problemas em 1967 com a morte do empresário Brian Epstein, vítima de overdose.

Desentendimentos no Grupo

Em 1968, veio o “White Album”, enfrentando críticas severas. Além disso, os Beatles acumularam dívidas com a Apple, sua gravadora, resultando em conflitos. As relações amorosas dos membros e a delicada relação com a imprensa contribuíram para os problemas internos.

Em 1969, foram lançados “Yellow Submarine” e “Abbey Road”, tentativas de recuperar a credibilidade do grupo e reconquistar o topo das paradas. Durante esse período, McCartney e Lennon já iniciavam trabalhos solos, mas os problemas internos eram evidentes.

A história por trás dos Beatles
Imagem/Divulgação

O Fim Melancólico da Maior Banda de Todos os Tempos

Após o lançamento de “Let it Be” em 1970, os Beatles anunciaram oficialmente seu fim. A maior banda da história chegava ao fim. Embora muitos fãs ainda acreditassem em uma possível volta, o sonho acabou em 1980 com o assassinato de John Lennon por um fã alucinado em Nova York.

Legado Histórico

Desde o término da banda, várias coletâneas foram lançadas, mantendo altas vendas até os dias de hoje. Em 1994, Paul, Ringo e George finalizaram “Free as a Bird”, uma canção incompleta deixada por Lennon. Em 1995, “Anthology I” foi lançado, reunindo materiais raros da banda. Em 1996, surgiram “Anthology II” e “Anthology III”, completando a trilogia. Em 2003, uma versão inédita de “Let it Be” foi lançada no álbum intitulado “Let it Be…Naked”.

Em novembro de 2001, George Harrison faleceu, deixando os fãs da banda em luto.

O legado dos Beatles é vasto e influente em inúmeros aspectos. Criativos e inovadores em tudo que fizeram, os Beatles continuam a ser uma influência para músicos e bandas, além de serem frequentemente imitados. A música deve muito aos quatro rapazes de Liverpool.

Música em homenagem a John Lennon

Em 1981, George Harrison, Ringo Starr e Paul McCartney se uniram para gravar a música “All Those Years Ago” em homenagem a John Lennon. A composição, feita por George Harrison, foi incluída no álbum de Harrison intitulado “Somewhere in England”. A canção reflete sobre os anos compartilhados e as memórias de Lennon, que havia falecido tragicamente em 1980. “All Those Years Ago” tornou-se uma emotiva homenagem e uma expressão de saudade pelos tempos passados com o lendário membro dos Beatles.

Recordes

  • Eles conquistaram o primeiro lugar das paradas de sucesso nos Estados Unidos com 20 músicas, um feito que permanece incomparável por qualquer outro artista.
  • Na Inglaterra, 17 de suas músicas alcançaram o primeiro lugar.
  • Em outros países, obtiveram o primeiro lugar com 12 músicas na Alemanha, 23 na Austrália e 22 no Canadá.
  • Estabeleceram o recorde de permanência no primeiro lugar das paradas de sucesso nos Estados Unidos com seus álbuns, totalizando 132 semanas. Na Inglaterra, repetiram esse feito, mantendo o recorde por 174 semanas.

1969 série ( The Beatles: Get Back )

Em 1969, os Beatles lançaram o álbum “Abbey Road”, cuja capa apresenta uma das imagens mais icônicas e reconhecidas do mundo: a famosa foto dos membros da banda atravessando a rua Abbey, em Londres.

Nesse mesmo ano, foram realizadas as gravações destacadas na série exclusiva do Disney+, “The Beatles: Get Back”. A série documenta o processo criativo do álbum “Get Back” e a última apresentação ao vivo da banda, que ocorreu de forma improvisada no topo do prédio da Apple Records, em Savile Row.

A história por trás dos Beatles
Imagem/Divulgação

Sobre a Série


Além de apresentar o último show ao vivo dos Beatles sem interrupções pela primeira vez na história, a série é compilada a partir de quase 60 horas de filmagens inéditas gravadas ao longo de 21 dias em 1969, dirigidas por Michael Lindsay-Hogg, e mais de 150 horas de áudio nunca antes ouvido, a maioria guardada em um cofre por mais de meio século.

Peter Jackson é a única pessoa em 50 anos a ter acesso a esse rico tesouro dos Beatles, agora brilhantemente restaurado. O resultado é um retrato incrível dos Beatles, destacando como, mesmo sob pressão e prazos apertados, eles ainda podiam contar com a amizade, bom humor e criatividade.

“The Beatles: Get Back” é dividido em três partes e estreou com exclusividade no Disney+ em 25, 26 e 27 de novembro de 2021.

Gostou desse artigo? Leia também Pink Floyd: A História por Trás da Banda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *